Newsletter

Cadastre-se agora para receber todo o nosso conteúdo!



    HISTÓRICO

    As competências em processos industriais e mecatrônica, especialmente sensoriamento e conectividade, estão presentes no histórico de projetos executados pelo Instituto desde sua origem em 1999 como uma filial da Fundação CERTI. Entre os anos de 1999 e 2002 o CERTI Amazônia foi incubado no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial – CIDE. Em maio de 2003 o CERTI Amazônia foi fundado e obteve autonomia econômica, financeira e jurídica, mantendo-se como um instituto associado à Fundação CERTI, com quem firmou Convênio de Cooperação Técnico-Científica e executa projetos em parceria desde então.

     

    Em meados de 2004 a equipe cresceu 200% e foram introduzidas no portfólio de projetos novas competências de engenharia, tais como de software embarcado, eletrônica e mecânica. A equipe foi composta por engenheiros de processo, especialistas em qualidade industrial, teste e confiabilidade aplicada a processo e produto. Esta ampliação de equipe se deu em especial às demandas de duas empresas – PROCOMP e SIEMENS – as quais induziram a saída da incubadora para um prédio de 600 m2, o qual foi equipado com laboratórios, instrumentação e ferramentas necessárias à execução das atividades, além de salas para conferência e treinamento.

     

    Uma jornada de mais de 15 anos merecia um reconhecimento às ações geradoras de Inovação Tecnológica. Fomos agraciados com a conquista do 1º Lugar no Prêmio FINEP de Inovação, na categoria de melhor Instituição de Ciência e Tecnologia da Região Norte em 2010.

    Atualmente o CERTI Amazônia promove desenvolvimento tecnológico e científico para a inovação de negócios em três vertentes de atuação: Processo Produtivo, Tecnologia de Informação e Comunicação e Desenvolvimento e Sustentabilidade. Diferencia-se em Manaus por ser um centro de referência independente e sem fins lucrativos que executa pesquisa e desenvolvimento cooperativo de soluções inovadoras para empresas, governo e sociedade, atuando em Empreendedorismo Inovador, Economia Verde, Energia Sustentável e Convergência Digital.

    2003
    Criação do Instituto CERTI Amazônia. Credenciamento do CAPDA. Forte atuação na área de processos produtivos.
    2004
    Conquista de projetos estruturantes na área de comunicação sem fio, viabilizando formação de talentos e infraestrutura laboratorial.
    2005
    Qualificação como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
    2006
    Início em desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educativos.
    2007
    Consolidação de novas áreas de atuação: Tecnologia da Informação e Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade.
    2008
    Conquista de projetos na área de Plataforma de Comunicação IP.
    2009
    Atuação focada no Desenvolvimento de Soluções para sistemas industriais, bancários e comerciais.
    2010
    Conquista do 1º lugar como a instituição mais INOVADORA de ciência e tecnologia da região norte pelo Prêmio FINEP de Inovação.
    2011
    Conquista de projetos atendendo as diretrizes governamentais para o desenvolvimento tecnológico regional.
    2012
    Conquista de projeto na área de tecnologia assistiva: Impressora Braille embarcada em ATM's
    2013
    10 anos. 2º lugar no Prêmio FINEP de Inovação, como instituição mais inovadora de ciência e tecnologia da região norte.