Newsletter

Cadastre-se agora para receber todo o nosso conteúdo!



    HISTÓRICO

    As competências em processos industriais e mecatrônica, especialmente sensoriamento e conectividade, estão presentes no histórico de projetos executados pelo Instituto desde sua origem em 1999 como uma filial da Fundação CERTI. Entre os anos de 1999 e 2002 o CERTI Amazônia foi incubado no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial – CIDE. Em maio de 2003 o CERTI Amazônia foi fundado e obteve autonomia econômica, financeira e jurídica, mantendo-se como um instituto associado à Fundação CERTI, com quem firmou Convênio de Cooperação Técnico-Científica e executa projetos em parceria desde então.

     

    Em meados de 2004 a equipe cresceu 200% e foram introduzidas no portfólio de projetos novas competências de engenharia, tais como de software embarcado, eletrônica e mecânica. A equipe foi composta por engenheiros de processo, especialistas em qualidade industrial, teste e confiabilidade aplicada a processo e produto. Esta ampliação de equipe se deu em especial às demandas de duas empresas – PROCOMP e SIEMENS – as quais induziram a saída da incubadora para um prédio de 600 m2, o qual foi equipado com laboratórios, instrumentação e ferramentas necessárias à execução das atividades, além de salas para conferência e treinamento.

     

    Uma jornada de mais de 15 anos merecia um reconhecimento às ações geradoras de Inovação Tecnológica. Fomos agraciados com a conquista do 1º Lugar no Prêmio FINEP de Inovação, na categoria de melhor Instituição de Ciência e Tecnologia da Região Norte em 2010.

    Atualmente o CERTI Amazônia promove desenvolvimento tecnológico e científico para a inovação de negócios em três vertentes de atuação: Processo Produtivo, Tecnologia de Informação e Comunicação e Desenvolvimento e Sustentabilidade. Diferencia-se em Manaus por ser um centro de referência independente e sem fins lucrativos que executa pesquisa e desenvolvimento cooperativo de soluções inovadoras para empresas, governo e sociedade, atuando em Empreendedorismo Inovador, Economia Verde, Energia Sustentável e Convergência Digital.

    1999
    Fase de incubação
    1999
    Incubado no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial, o Instituto Certi Amazônia (ICA) passou a desenvolver sistemas para a manufatura, qualidade, capacitação de RH em processos, consultoria e gestão industrial.
    2003
    Fundação do ICA
    2003
    Em maio de 2003 oInstituto Certi Amazônia obteve autonomia econômica, financeira e jurídica, mantendo-se como um instituto associado à Fundação
    Desenvolvimento de soluções de automação

    Desenvolvimento de soluções de automação

    2007
    Expansão nas áreas de atuação
    2007
    O Instituto Certi Amazônia expandiu sua atuação no desenvolvimento de sistemas digitais para fábricas, com foco em rastreabilidade de processos e métricas de produtividade e qualidade.
    Software de armazenamento, processamento e análise de dados
    Software de armazenamento, processamento e análise de dados
    2010
    1º Lugar no Prêmio FINEP de Inovação, na categoria de melhor Instituição de Ciência e Tecnologia da Região Norte em 2010.
    2011 - 2014
    Evolução de competências e metodologias
    2011 - 2014
    Novas práticas adotadas com prototipagem evolutiva e metodologias ágeis no desenvolvimento de produtos.
    Software para dispositivos móveis e embarcados
    Software para dispositivos móveis e embarcados
    2015 - 2018
    Parceria com outras instituições de pesquisa
    2015 - 2018
    O Instituto Certi Amazônia atua em rede com outras instituições de pesquisa, o que contribui para o processo de absorção de novas tecnologias.
    Projetos em P&D - Pesquisa e Desenvolvimento
    Projetos em P&D - Pesquisa e Desenvolvimento
    SINAPSE
    Sinapse Operação Amazônia I: metodologia e ferramenta de promoção do empreendedorismo da Amazônia
    2019 - 2022
    Novas áreas de atuação
    2019 - 2022
    O Instituto Certi Amazônia intensifica o desenvolvimento de soluções em transformação digital e IIOT e estabelece novas áreas de atuação em Energia e Bioeconomia.
    Jornada Amazônia
    Jornada Amazônia
    início das atividades em bioeconomia com o resultado do protótipo MVP da Plataforma, com funcionalidades de cadastro de produtos, dashboards da cadeia da castanha e integração com meios de pagamento.
    2023 - 2026
    Expansão da Jornada Amazônia
    2023 - 2026
    A Plataforma Produtos Florestais foi operacionalizada com foco na cadeia produtiva da castanha.